Tecnologia

Spotify testa um novo jeito para você não ficar sem música offline

Nem sempre dá tempo de baixar sua playlist favorita antes de sair de casa, mas ficar sem música não é lá tão agradável. Para solucionar esse problema, o Spotify experimenta a função “Seu Mix Offline”, playlist que aparentemente reúne as músicas tocadas recentemente salvas na memória cache do aplicativo.

Netflix e Spotify dominam o mercado de streaming pelo celular no Brasil
Spotify dá dica para criar uma playlist de casal para o Dia dos Namorados
A novidade foi revelada pelo CEO da Plataforma Daniel Ek no Twitter. “Estamos testando um novo recurso chamado ‘Seu Mix Offline’: uma lista de reprodução criada para aqueles momentos em que você pode não estar online. O que vocês acham?”, disse no tuíte.

O executivo não deu detalhes de como a ferramenta vai funcionar, mas o Canaltech conseguiu ativá-la e entender mais sobre ela. Basicamente, a função é uma playlist com todas as músicas reproduzidas recentemente no aparelho ordenadas da mais recente à mais antiga, e o usuário não precisa salvar nenhuma delas manualmente.

No teste do CT, a playlist offline era praticamente infinita. Foi possível ver que a fila contava com faixas tocadas há mais de uma semana.

Infelizmente, o recurso ainda não funciona 100%. A playlist existe, mas não foi possível colocá-la para tocar quando o celular está totalmente offline. Contudo, talvez a função seja pensada para quando a conexão com a internet é instável ou muito lenta, já que não precisa carregar as músicas novamente da rede.

Reprodução de músicas offline no Spotify
A reprodução de músicas recentes sem precisar de download não é algo inédito no segmento: o YouTube Music oferece uma funcionalidade parecida há bastante tempo. Aparentemente, o Spotify trabalha na função desde meados de 2020, mas a novidade deve ter ficado para depois durante a pandemia de covid-19.

Como encontrar o “Seu Mix Offline” do Spotify?

Não se sabe exatamente quando a “Seu Mix Offline” será liberada para todos os usuários, porém é possível conferir se ela está disponível no seu aparelho manualmente. Para isso, desligue a internet do celular (dados móveis ou Wi-Fi) e abra o app. Daí, ela deve aparecer logo na tela principal.

Uma vez que a novidade não está pronta, por enquanto é interessante optar pelos downloads manuais do Spotify para ouvir músicas sem conexão.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo