Tecnologia

Zona Rural de Porto Velho: Ramal VoIP é instalado na Escola Estadual Raimundo Nonato Vieira da Silva

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação – Setic, promove a expansão de tecnologias, desta vez com a implementação do Sistema de Voz sobre o protocolo de Internet – VoIP.

Foi instalado um novo ramal Voip na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Raimundo Nonato Vieira da Silva, localizada na zona Rural de Porto Velho. O novo canal de comunicação será destinado às ligações externas da comunidade escolar.

Além da implantação do novo ramal telefônico, a Setic implementou o número do W-VoIP, uma ferramenta desenvolvida pela equipe da Gerência de Voip, implantada em uma multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones, possibilitando também, uma melhor comunicação.

O governador Marcos Rocha, destaca que, o Governo do Estado está avançando na questão tecnológica. “A tecnologia irá permitir maior viabilidade de informações, promovendo uma comunicação cada vez mais efetiva com o cidadão”, disse.

É o VoIP, que permite a transmissão de voz por IP (Protocolos de Internet), ou seja, transforma sinais de áudio analógicos (como em uma chamada), em dados digitais que podem ser transferidos através da internet, funcionando para ligações internas e externas.

O assistente de tecnologia da informação e comunicação da Setic, Ricardo Dennys Soares, ressaltou que, além da economia, por meio da tecnologia, é possível a realização de chamadas telefônicas para localidades mais extremas, que não são atendidas pelo sistema de telefonia tradicional, por se tratar de uso de telefonia por intermédio do protocolo de internet, como a localidade da EEEF Raimundo Nonato.

A vice-diretora, Marinete da Conceição destacou que, o telefone institucional facilitará a comunicação com a comunidade escolar e com os outros setores da Educação. A secretária de Estado da Educação, Ana Pacini acrescentou que, um dos pilares para o bom funcionamento da administração escolar é a comunicação. “A solução Voip permite a comunicação com melhor qualidade e economia, principalmente com a comunidade escolar”.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo