Jornal Porto VelhoJornal Porto VelhoJornal Porto Velho
  • Home
  • Notícias
  • Tecnologia
  • Política
  • Sobre Nós
Reading: Porto Velho moderniza gestão de resíduos da cidade com PPP
Share
Font ResizerAa
Jornal Porto VelhoJornal Porto Velho
Font ResizerAa
Search
  • Home
  • Notícias
  • Tecnologia
  • Política
  • Sobre Nós
Siga
Jornal Porto Velho > Blog > Política > Porto Velho moderniza gestão de resíduos da cidade com PPP
Política

Porto Velho moderniza gestão de resíduos da cidade com PPP

Amphetrion Farona
Last updated: Julho 11, 2024 1:38 pm
Amphetrion Farona Published Julho 11, 2024
Share
SHARE

Parceria Público Privada insere município nas diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos

A Prefeitura de Porto Velho orgulha-se de elevar a gestão de qualidade na coleta de resíduos da cidade, ao celebrar o início de contrato com a concessionária de limpeza urbana EcoRondônia e alinhar as atividades às diretrizes da Lei de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) e ao que há de mais moderno no setor. O compromisso com a legislação vigente reflete a dedicação da parceria em promover práticas sustentáveis, além de trazer educação e por meio da economia circular e da reciclagem.

A Parceria Público Privada (PPP) entre o município e a EcoRondônia iniciou hoje (20/05) e vai abranger investimentos de R$ 180 milhões que retornarão à capital do estado em forma de benefícios e de desenvolvimento econômico. O contrato de 20 anos coloca Porto Velho na vanguarda deste tipo de gestão no Brasil.

Os recursos estão sendo aplicados em coleta, transporte, tratamento, transformação e destinação final de resíduos sólidos para melhorias nas atividades essenciais ao saneamento e a sustentabilidade urbana. Uma delas é a nova frota de veículos, totalmente modernizados, que já está na rua para assegurar que as ações sejam realizadas com a máxima eficiência e responsabilidade ambiental.

A PPP estima a coleta de aproximadamente 11 mil toneladas de resíduos por mês, em Porto Velho e distritos. Adicionalmente, e também mensalmente, haverá o recolhimento de cerca de 9 toneladas de materiais provenientes da área da saúde, com atendimento a mais de 50 estabelecimentos.

Entre as ações previstas, será estabelecido um Centro de Controle Operacional, a fim de monitorar e gerenciar todas as operações de coleta e tratamento, e um moderno Centro de Tratamento e Transformação de Resíduos (CTTR), que inclui, além de um aterro sanitário responsável ambientalmente, uma usina de compostagem para a transformação de resíduos orgânicos, o tratamento de elementos descartados da área de saúde e uma unidade de triagem de objetos sólidos.

A EcoRondônia seguirá implementando e reordenando as áreas de disposição do aterro do Jirau e da lixeira de Vila Princesa. Na região do baixo Madeira, haverá uma ação inédita na história de Rondônia: a região, que nunca foi atendida por coleta de resíduos, passará a receber este serviço em todos os seus distritos, seja na coleta domiciliar ou na coleta de saúde. Já no Alto Madeira, o serviço será ampliado, com a implantação de uma estação de transbordo, facilitando o transporte eficiente da coleta.

Educação Ambiental

O contrato também inclui um programa de educação relacionada ao meio ambiente, essencial para conscientizar a população sobre práticas sustentáveis e a importância do tema.

Ele será conduzido pelo Centro de Educação Ambiental, que atuará como um núcleo de conhecimento e promoção de práticas ecologicamente corretas.

Haverá ainda um Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), garantindo um canal direto para que a população possa reportar problemas, solicitar serviços e obter informações sobre a gestão de resíduos. Este serviço reforça o compromisso com a transparência e a eficiência na comunicação com a população.

“A parceria público-privada representa um grande avanço na gestão de resíduos, trazendo benefícios ambientais, sociais e econômicos para Porto Velho. Com investimentos significativos em infraestrutura e tecnologia, e um forte enfoque na educação ambiental e no atendimento ao cidadão, a capital de Rondônia se posiciona como um modelo de sustentabilidade e eficiência na gestão de resíduos”, diz o prefeito Hildon Chaves.

Share This Article
Facebook Twitter Copy Link Print
Share
Previous Article EVENTO NA FIESP – Seminário “Porto Velho: Oportunidades & Investimentos” terá programação com diversos palestrantes
Next Article Prefeitura de Porto Velho decreta emergência por conta do ‘cenário de extrema seca’
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

News

Pablo Said analisa se investir em fundos imobiliários em 2025 é vantajoso frente às mudanças na política monetária.
Fundos imobiliários no radar dos investidores: vale a pena apostar em 2025 diante da política monetária?
Notícias
Dr. Aroldo Fernandes da Luz orienta como o advogado pode atuar em startups, assessorando contratos, investimentos e compliance.
Como o advogado pode atuar no mercado de startups
Notícias
Porto Velho (RO) terá dia ensolarado hoje (03)
Notícias
Christian Zini Amorim destaca os leilões judiciais como oportunidades no setor imobiliário.
Leilão judicial de imóveis: oportunidades estratégicas para empresários e investidores do setor imobiliário
Notícias
Shield Bank
Inovação Financeira e a Gestão Corporativa Inteligente: O Caminho para a Eficiência
Notícias
Paulo Cabral Bastos
Explore os mistérios do cosmos: o turismo de observação de estrelas espera por você! 
Notícias

Do local ao global, o Jornal Porto Velho traz notícias relevantes e atualizadas sobre política, tecnologia e diversos outros temas. Conteúdo de qualidade para um público exigente.

Siga
Jornal Porto Velho - [email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?